{{item.label}}

Cuidar da saúde da boca é importante para a autoestima e o bem-estar físico

A saúde bucal é um reflexo da saúde geral. Os dentes são importantes para a mastigação dos alimentos e para a articulação das palavras, além de terem papel importante relacionado à questão estética para muitas pessoas. Quem tem problemas dentários pode ter dificuldades de se relacionar com outras pessoas e apresentar quadros de baixa autoestima. Além disso, infecções bucais podem migrar para outros órgãos do corpo e causar grandes complicações.

A má posição dentária é um outro problema que pode comprometer as funcionalidades do órgão bucal. Pessoas com dentes tortos ou mal posicionados podem ter dificuldades para mastigar e engolir alimentos, ter a fala e a dicção alteradas e a respiração pela boca favorecida. Quando isso acontece, pode desencadear problemas, como a falta de saliva, que acaba deixando língua, bochechas e gengivas irritadas, por causa da boca seca, além de causar mau hálito. Por isso, uma boa higiene oral está relacionada a não apresentar sangramentos na gengiva, resíduos de alimentos nos dentes, sensibilidade, fraturas e mau hálito.

Principais Problemas bucais

Gengivite

Surge como outra consequência da placa bacteriana - uma inflamação na gengiva decorrente de grande concentração de bactérias e restos de alimentos sobre as gengivas.

Sensibilidade, vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas, principalmente durante a escovação, são os principais sintomas da gengivite. Nos casos mais agudos surgem bolsas entre os dentes e a gengiva, podendo causar inclusive mau hálito.

Periodontite

Principal causa de perda dentária entre os adultos, a periodontite é uma consequência da gengivite não tratada.  A diferença entre elas é que a periodontite se expandiu até atingir os tecidos e fibras que sustentam a dentição, por conta das bactérias alojadas na boca por longos períodos. Sensibilidade aumentada e sangramento são os principais sintomas.

Xerostomia

A xerostomia se caracteriza pela sensação de boca seca, que ocorre devido à baixa ou nenhuma produção de saliva. Entre as causas mais frequentes estão as alterações emocionais, o efeito colateral de alguns medicamentos e de algumas doenças, como diabetes miellitus, doenças autoimunes, alcoolismo, doença de Parkinson, entre outras.

Os principais sintomas da xerostomia são: boca seca, maior número de cáries dentárias, dificuldade para falar e engolir, lábios secos e rachados, mau hálito, irritação na garganta. Sensação de dor e ardência na língua, que fica vermelha e com fissuras, complementam os sintomas mais comuns.

O tratamento está diretamente ligado a causa do problema, mas beber bastante água, fazer a higiene oral corretamente, evitar fumo e álcool podem ajudar. Porém se o sintoma persistir, procure um médico ou dentista para que ele indique o melhor tratamento.

 

Cuidados e Tratamentos

Os cuidados básicos com a higiene oral envolvem escovação e uso do fio dental três vezes ao dia, além de complementar com o enxaguante bucal.

Escovar a língua após escovar os dentes também é importante. Basta fazer movimentos com a escova da parte de trás da língua para frente. Escovar a língua não só deixa o hálito mais refrescante como eliminará mais bactérias que oferecem risco de acumular placa e de causar doenças nas gengivas.

Recomenda-se também consultar um dentista para que ele oriente a maneira correta de escovar os dentes, usar o fio dental e mostrar quais áreas merecem uma atenção especial durante a escovação.