{{item.label}}
Saforelle

19 de setembro de 2018

Odores vaginais

Diferentemente do que se ouve dizer, quando as secreções vaginais têm um odor forte, não significa necessariamente falta de higiene corporal, mas pode indicar a existência de um distúrbio.    

A que se devem os odores vaginais?  

As secreções vaginais têm um odor natural que corresponde a uma flora vaginal equilibrada. Em caso de desequilíbrio da flora vaginal, podem surgir odores não habituais, geralmente provocado pela proliferação de certas bactérias. Por outro lado, um odor incomum é muitas vezes acompanhado por outros sintomas vaginais. Por isso é fundamental ficar atenta e consultar um médico, caso os sintomas persistam.  

Quais são os fatores de risco do desequilíbrio da flora vaginal?

- Excesso de higiene íntima, ou uma higiene íntima não adequada, e a realização de duchas vaginais.         

- Variações hormonais (associadas à gravidez, pílula contraceptiva, dispositivo intrauterino, menopausa).

- O fumo·        

- A utilização de antibióticos e antissépticos.

- O uso de roupas muito justas.       

- Uso de papel higiênico perfumado e desodorantes íntimos.

Os odores vaginais incomuns são sinais da existência de alguma doença ou distúrbio?  

Sim. Pode ser sinal de uma vaginose bacteriana provocada por um desequilíbrio da flora microbiana da vagina. Uma flora vaginal saudável é a principal defesa natural da vagina contra infecções vulvovaginais. Ela é constituída principalmente por “bactérias do bem” chamadas de lactobacilos. Quando o número destas bactérias é reduzido, a flora vaginal fica desequilibrada e, por isso, mais sensível a desenvolver doenças.    Como resolver os maus odores?   Para isso é necessário consultar um ginecologista, que saberá investigar a causa e indicar o tratamento adequado.  

Dr. Gilles Brami