{{item.label}}
Pesquisas e Artigos

4 de setembro de 2018

A alimentação pode influenciar a memória e a concentração?

Cuidar da alimentação é fundamental para viver melhor, ter boa memória e aumentar a capacidade de concentração

Debates e estudos em torno da alimentação sempre existiram, porém, cada vez mais, esse tema ganha destaque a partir de novos e diferentes aspectos: cultivo de orgânicos e uso de agrotóxicos, crescimento da população com excesso de peso e dietas que prometem resultados em pouco tempo, restrições alimentares a determinadas vitaminas, como a que está presente no leite, por exemplo, entre outros. Porém, um aspecto que merece mais atenção é a forma como a alimentação influencia o desempenho do nosso cérebro e pode afetar nossa memória e concentração.

Uma forma simples de entender o conceito de memória é a definição de que ela é a capacidade de adquirir, recuperar e armazenar informações disponíveis no cérebro, assim como o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Ela poderia ser reconhecida também como um processo que conecta pedaços dessas lembranças, conhecimentos e experiências vividas para gerar novas ideias e nos ajudar a tomar todos os tipos de decisões diariamente. Para isso, a memória requer grande quantidade de energia mental e é nesse ponto que a alimentação pode fazer toda diferença.

Já a concentração pode ser entendida como a capacidade de voltar a atenção e o pensamento para uma ideia, assunto ou atividade específica que precisamos realizar. Você já parou para se dar conta como muitas pessoas têm dificuldade para se concentrar? Na vida hoje em dia, recebemos muitos estímulos informacionais de todas as partes – da internet, da televisão, dos grupos com os quais convivemos, dos amigos, da família, do ambiente de trabalho, entre tantos outros. Isso pode contribuir para que concentrar-se se torne um processo mais difícil, que tenhamos maior dificuldade para começar e terminar uma tarefa simples em alguns casos.

Por essas razões é que o cuidado e a atenção com uma alimentação balanceada e sem excessos pode fazer toda diferença na energia gerada para manter ativas sua memória e concentração. Vitaminas, minerais e outros elementos presentes nos alimentos contribuem para processos no nosso organismo que vão desde a produção de hormônios, defesa das células e manutenção de funções cognitivas, aprendizagem e memória. Muitas vezes não conseguimos ingerir os alimentos ou suas porções diárias recomendadas para manter essa energia capaz de cuidar da memória e da concentração.

Organoneuro Cerebral® atua como um suporte vitamínico, mineral e de aminoácidos quando há deficiência dessas substâncias ou cansaço mental.  Existe uma relação íntima – e complexa – entre nossa dieta e nosso desempenho mental. Carências nutricionais, sobretudo de vitaminas do complexo B e alguns aminoácidos, têm seus efeitos diretos no sistema nervoso e podem afetar memória, cognição, energia, concentração e até o humor. Organoneuro também tem como objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que uma dieta inadequada pode acarretar. Consulte seu médico, fale sobre Organoneuro com ele e siga suas recomendações para a ingestão desse medicamento.