{{item.label}}
Saforelle

19 de setembro de 2018

Higiene íntima e relações sexuais

Ter uma higiene íntima adequada é indispensável em qualquer situação do dia a dia, incluindo as relações sexuais. No entanto, o excesso de higiene ou práticas erradas podem desequilibrar a flora vaginal.  

A seguir, fazemos algumas recomendações para conciliar a higiene íntima com a vida sexual:  

- A higiene íntima faz-se com as mãos, sem o uso de luvas. Na mulher, deve limitar-se à região da vulva e anal, e efetuar-se da frente para trás. Não se deve usar duchas vaginais, pois elas podem destruir a flora microbiana e desencadear infecções e micoses.

- Quanto a higiene íntima masculina, o homem deve concentrar-se essencialmente na glande: o prepúcio deve ser puxado para trás para evitar qualquer acumulação de secreções com mau odor.  

- Os melhores produtos para utilizar são os sabonetes íntimos suaves que respeitam o pH da mucosa vulvar e anal.  

- Evite sabonetes íntimos muito agressivos, assim como os desodorantes íntimos ou perfumes que aumentam o risco de alergias e irritações. Recomenda-se que essa higiene seja feita duas vezes ao dia.  

Devemos fazer higiene íntima antes de uma relação sexual?  

Algumas pessoas tomam banho antes de ter relação sexual.  Contudo, do ponto de vista médico esta precaução é ineficaz. Mas se isso fizer você se sentir mais confortável com o seu parceiro, não tem problema. Neste caso, uma higienização rápida, com água e sabonete íntimo específico é suficiente. Mas sempre tendo atenção para não exceder o limite de 2 limpezas íntimas por dia.    

Que higiene íntima devo realizar após uma relação sexual?  

Após uma relação sexual, mulheres e homens costumam higienizar a região íntima. Também nesta situação, não existe qualquer recomendação clínica a respeito, e portanto, nenhuma obrigação. Apenas uma recomendação: urinar para prevenir o risco de desenvolver uma cistite. A vagina faz a sua própria limpeza não sendo necessário higienizá-la novamente.  O excesso de limpeza pode desequilibrar a flora vulvovaginal.    

* Da higiene íntima à sexualidade. Olhares cruzados homem/mulher. Saforelle, Cuidados íntimos e corporais. http://www.laboratoiresiprad.com/saforelle/wp-content/uploads/sites/2/2014/04/Guide-hygiene-intime-sexualite.pdf Dr. Gilles Brami