{{item.label}}
Perioxidin

4 de dezembro de 2018

Saúde bucal e diabetes

O que é a Diabetes Melito?

O Diabete melito é uma doença crônica que afeta o metabolismo do corpo e a sua principal característica é a alta taxa de açúcar no sangue, que pode trazer graves consequências se não for controlada a tempo. As principais complicações desta doença são:  alterações na visão, insuficiência renal, derrame cerebral, má circulação nos membros inferiores, retardo na cicatrização e doenças bucais. O diabete é a terceira causa de morte nos Estados Unidos, a principal causa de cegueira em adultos e a desordem metabólica mais comum.

O diabetes melito, é uma das desordens crônicas não transmissíveis mais frequentes no mundo, sendo a quarta principal causa de morte. Junto a doença renal crônica, causa um impacto crescente nos sistemas de saúde mundial e brasileiro. Em 2014 estimou-se que 120 milhões de pessoas eram portadoras de diabetes no mundo e até 2025 a expectativa é de que sejam 300 milhões.

O diabete pode ser classificado em:

Diabete tipo I: Diabetes insulino dependente, de causa auto-imune, normalmente tem início abrupto e antes dos trinta anos de idade.

Diabete tipo II – Diabetes não insulino dependente, é a forma mais comum da doença e o seu início se da normalmente entre os 30 a 70 anos de idade e comumente está relacionado a dislipidemia (desordem das gorduras), obesidade, hipertensão associada a uma rotina de vida não saudável.

Diabete gestacional: Neste tipo de diabetes, a paciente (que já possui um histórico de tendência a diabetes) apresenta intolerância à glicose que se inicia na gestação. Ocorre entre 2 a 4% de todas as gestações, geralmente, durante o segundo ou terceiro trimestre. Após a gravidez, os níveis de açúcar no sangue tendem a normalizar, mas 40% das gestantes, podem desenvolver diabetes do tipo II, de 5 a 15 anos após o parto.

A pessoa portadora de diabete possui maior chance de apresentar alguns problemas na boca, principalmente quando o diabete não está controlado, estes problemas são:

- Doença Periodontal que pode levar a perda do dente

- Boca seca (xerostomia)

- Cárie dentária

- Ardência

- Infecções na boca

 

O que é a doença periodontal?

É uma infecção causada por microrganismos que colonizam e proliferam na superfície dentária supra ou subgengivalmente, podendo levar a perda do dente, devido a destruição dos tecidos que inserem e protegem os dentes.

 

Como o diabete se relaciona com a doença periodontal?

O aumento dos níveis de açúcar no sangue altera o sistema imunológico e com isso, o acúmulo e proliferação de bactérias sobre os dentes e gengiva, favorece o surgimento das doenças bucais, em especial a doença periodontal.

Por outro lado, como qualquer infecção, a doença periodontal, pode alterar o nível de açúcar no sangue e torna o controle do diabete mais difícil.

Uma higiene bucal realizada adequadamente, com produtos apropriados e indicados pelo cirurgião-dentista, mostra-se essencial para a prevenção e o controle da doença periodontal.

 

Evite problemas gengivais associados ao diabetes:

- Cuide bem dos dentes e gengiva com uma rotina diária de higiene oral adequada

- Controle rotineiramente os seus níveis de glicose no sangue com a supervisão do seu médico

- Evite fumar

- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

- Informe ao seu dentista sobre qualquer alteração em seu estado de saúde, medicação que utiliza e sintomas que apresenta

- Viste o seu dentista

A marca Perioxidin® estimula sempre uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e uma correta rotina de acompanhamento odontológico e médico para toda população.

 

Referência bibliográfica:

1-MEIDA, B.B. et al. Condições Periodontais em Portadores de Diabetes Mellitus Atendidos no Centro de Referência Sul Fluminense de Diabetes e Hipertensão de Vassouras-RJ. Braz J Periodontol., v. 25, n. 04, p. 14-23,  2015.

2-American Diabetes Association. Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus. Diabetes Care., v. 37, n 1, p. 81-90, 2014.

3-ASPRIELLO, S.D. et al. Diabetes mellitus-associated periodontitis: differences between type 1 and type 2 diabetes mellitus. J Periodont Res., v. 46, p.164-9. 2011.

4-AUYEUNG, L. et al. R.Y, et al. Evaluation of Periodontal Status and Effectiveness of Non- surgical Treatment in Patients With Type 2 Diabetes Mellitus in Taiwan for a One-Year Period., p. 1–16, 2011.

5-BARBOSA, K.G.N. A complexa relação entre diabetes mellitus e doenças periodontais The complex relationship between diabetes mellitus and periodontal disease. Clipeodonto., v. 5, n. 1, p. 65–71, 2013.

6-BELLO, D.M.A. et al. Periodontal Conditions and Metabolic Control Markers in Diabetic Patients. Pesq Bras Odontoped Clin Integrada., v. 11, n. 3, p. 357-361, 2012