27 de fevereiro de 2019
O que devo fazer para que o processo de cicatrização ocorra de forma saudável?
Após a cirurgia, a prioridade deve ser a prevenção da formação de cicatriz anormal, uma vez que é muito mais eficiente prevenir a hipertrofia cicatricial e a formação de queloides do que tratar. Uma ferida que leva mais de 2-3 semanas para cicatrizar está em risco significativo de formação de cicatriz hipertrófica e sabe-se que a pele desidratada tende a produzir mais colágeno. Dessa forma, a oclusão da cicatriz seria uma abordagem terapêutica benéfica e eficaz.
A maioria dos pacientes com cicatrizes aplica algum tipo de hidratante de uso diário ou até mesmo várias vezes ao dia. No entanto, a normalização da função de barreira da pele, não simplesmente a hidratação do estrato córneo, pode ser o componente-chave da prevenção.
São algumas dicas para os cuidados com a sua cicatriz:
• Evitar o uso de produtos que sejam aplicados diretamente com as mãos. Segundo a OMS, 40% dos problemas relacionados às infecções tem as mãos como vetores
• Evitar o atrito da ferida com malhas cirúrgicas, roupas normais, roupas de cama, etc
• Promover a oclusão da cicatriz, a fim de evitar a perda de água e manter a pele hidratada.
• Evitar a exposição ao sol
• Manter uma alimentação saudável, evitando doces, refrigerantes, frituras e embutidos
• Procurar manter uma dieta balanceada com alimentos ricos em proteínas, vitaminas - especialmente as vitaminas A, E e K - e ferro
O ideal é que o produto usado para a prevenção e tratamento seja um elemento oclusivo, apresentando um efeito físico, não biológico, de forma que uma barreira impermeável que reduz a perda de umidade seja alcançada. Cinila reúne todos esses componentes em um único produto, com a vantagem de ser reutilizável.