27 de fevereiro de 2019
Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloide?
Cicatrizes hipertróficas e queloides são defeitos na cicatrização de feridas que ocorrem pela desregulação na produção de colágeno, que se dá de forma excessiva, deixando a pele mais protuberante.
É mais comum o desenvolvimento dessas anormalidades em jovens, negros, orientais, área com traumas anteriores, incisões cirúrgicas contrárias às linhas de tensão da pele, fatores genéticos que causam pré-disposição e doenças autoimunes, infecção da ferida e tensão na região da ferida.
Embora a cicatriz hipertrófica e o queloide possam apresentar vermelhidão, coceira e elevação na pele, e muitas vezes sejam confundidos, existem algumas caraterísticas que diferenciam os dois:
Cicatriz hipertrófica
Respeita os limites da cicatriz
Não causa sintomas
Pode regredir de forma espontânea
Responde bem ao tratamento
Queloide
Estende-se além dos limites da cicatriz
Causa coceira, dor, pode infeccionar e ulcerar
Estabiliza ou progride em tamanho. Não regride
Maior índice de recorrência e pode não responder muito bem ao tratamento
Diferente da cicatriz hipertrófica, a queloide pode incomodar e crescer ainda durante alguns anos, uma vez que existe ali um tecido ainda vivo em constante atividade. O ideal é que a prevenção comece o mais cedo possível, desde o preparo para a cirurgia até os próximos meses, com hidratação constante da pele e proteção do local.