{{item.label}}
Cinila

27 de fevereiro de 2019

Você sabe quem foi Cinila?

A origem exata da cirurgia cesárea é desconhecida, sendo os primeiros relatos provenientes de lendas, sagas e narrativas mitológicas transmitidas oralmente. As primeiras evidências do uso do procedimento de retirar o bebê da barriga da mãe pela abertura do abdome são de documentos legais da Babilônia, datados de 1795-1750 a.C. No entanto, o procedimento era feito em mulheres mortas, ou quase, com o objetivo de tentar salvar o bebê.

A origem do termo “cesariana” também não é exata. Uma das teorias mais populares é uma lenda sobre o imperador romano Caio Júlio César. A lenda conta que o imperador teria nascido por meio dessa operação e assim dado nome ao procedimento. No entanto, na época esse procedimento era realizado apenas após a morte da mãe e, segundo dados históricos, a mãe de Júlio Cesar viveu por mais 55 anos após seu nascimento.

Inspirados na história de Júlio Cesar, nossa lâmina bioadesiva foi batizada com o nome de sua primeira esposa, Cornélia Cinila. Cinila era filha do aliado do general Caio Mário, líder da facção populista do senado, oposição ao ditador Lúcio Cornélio Sula. Júlio César recebeu ordens para que se divorciasse da esposa, mas ele se recusou a abandonar a jovem mulher. Cinila deu à luz à única filha legítima de Júlio Cesar, Júlia, e morreu em 69 a.C., no parto de seu segundo filho, um natimorto.