Nesta aula, o Dr. Alexandre Fogaça, médico ortopedista, aprofunda o papel dos nucleotídeos associados à vitamina B12 no manejo da dor neuropática e das lesões radiculares decorrentes das síndromes compressivas.
O vídeo apresenta os mecanismos de ação dessas substâncias, com destaque para a atuação dos nucleotídeos nos receptores P2Y, envolvidos no controle da dor neuropática e na regeneração do nervo periférico, além do papel da vitamina B12 na síntese da bainha de mielina, otimização da condução nervosa e suporte metabólico neuronal.
São discutidas evidências pré-clínicas e clínicas, incluindo estudos randomizados e controlados que demonstram melhora significativa da dor lombar, cervical, de quadril e de síndromes compressivas, com ganho funcional, boa tolerabilidade e alto grau de satisfação médica.
A aula reforça a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da dor crônica e destaca o uso combinado de nucleotídeos e vitamina B12 como estratégia eficaz para alívio da dor e recuperação funcional do paciente.

